sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

“Que lições tirar do Fórum Social Mundial de Dacar?”

O início do ano é um momento interessante, porque ocorrem alguns encontros globais que têm por objetivo refletir sobre os desafios do futuro da sociedade. Na semana passada, nós falamos sobre as conclusões do Fórum Econômico Mundial (FEM), em Davos. E, nesta sexta-feira (11/2), terminou o Fórum Social Mundial (FSM), em Dacar.

Como ressaltamos, o fórum de Davos tem encaminhado os desafios atuais com uma visão centrada na economia. Já Dacar busca soluções que atendam as necessidades humanas, propondo que a organização da economia se dê em função dessas necessidades. Em Davos, a “visão de mundo” consolidada pede encaminhamento rápido de soluções macroeconômicas (cortes fiscais, por exemplo), pela via do mercado. Em Dacar, as discussões têm buscado mostrar os riscos de uma visão preponderantemente de mercado para problemas complexos e apontar caminhos para as crises de hoje, sempre sob o mote de que “outro mundo é possível”, diferente na política, na economia e na cultura.

Talvez por ter ocorrido no norte da África, perto do Cairo e das suas atuais grandes manifestações populares por democracia, o fórum em Dacar foi ainda mais impactado pela política. De acordo com os participantes, o “exemplo egípcio” precisa ser seguido pelo processo do FSM: realizar várias manifestações em vários lugares do mundo, para conscientizar e mobilizar as sociedades para uma verdadeira transformação – o “outro mundo possível”.

Isso tudo mostra que a África é um continente em movimento. Ainda há muito a ocorrer para se alcançar a democracia, mas o processo está iniciado. No FSM, as organizações se articularam para fortalecer esses movimentos de mudança, por meio de ações e apoios para consolidação das transformações políticas. Fazem pressão em seus países, em entidades parceiras e em organizações sociais de diversas naturezas, visando a intensificação da pressão internacional.

Um exemplo é o evento ocorrido na quarta-feira (9/2), no qual ambientalistas, intelectuais e ativistas políticos de diversas correntes se reuniram no Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial para discutir como a agenda de mobilização do fórum pode apresentar, até a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, propostas concretas para promover uma verdadeira transformação social.

Como fazer a integração das três dimensões da sustentabilidade? Esta pergunta tem sido motivo de muitas reflexões neste FSM. Um dos desafios desse processo de construção de propostas, e que diz respeito também às empresas, é distinguir iniciativas ambientalmente sustentáveis daquelas fundadas apenas em estratégias de marketing – o chamado greenwashing, ou marketing verde. Esta prática também é considerada um obstáculo pelas empresas mais comprometidas com a gestão responsável e é interessante que tenha sido abordada em Dacar, e não em Davos.

Vale como exemplo uma tecnologia que vem sendo empregada em larga escala em vários países europeus e foi citada na mesma reunião do FSM: a do “carvão verde”. Ele é assim chamado porque emite menos carbono quando queima, já que passa por uma lavagem química que diminui a quantidade emitida de carbono. O problema é que essa lavagem polui a água. Outro exemplo citado é como conciliar a ocupação de espaços pela mineração e agricultura para biocombustíveis com a segurança alimentar, via agricultura familiar, e a redução do desmatamento.

Dacar chama a atenção para o fato de que, diante da necessidade de soluções, não é mais possível fazer mais do mesmo ou adotar remédios paliativos.

Essas questões podem ser um alerta para as empresas. As mudanças efetivas podem vir de duas maneiras: a voluntária das empresas, por meio de melhorias nos processos de produção, alteração de logística e mudança da matriz de energia, ou pelas regulamentações por parte dos governos, que vão aprovar leis para tornar as mudanças compulsórias.

A combinação dessas ações é que pode dar velocidade às transformações necessárias para podermos chegar a 2050 com dignidade e qualidade de vida para todos os 9 bilhões de habitantes do planeta e sem resultar num aumento do aquecimento maior do que 2 graus Celsius.

Dacar, como Davos, deposita a esperança de que na Rio+20 possamos efetivamente criar novos marcos para as ações de governo, empresas e sociedades. A tarefa que todos temos é fazer com que essa conferência proporcione as decisões relevantes que a humanidade exige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.