sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Consumo, responsabilidade social empresarial e direitos humanos

Os resultados de algumas pesquisas sobre desenvolvimento sustentável, consumo consciente e direitos humanos divulgadas durante o ano permitem desenhar um cenário interessante a respeito do comportamento das empresas e dos cidadãos brasileiros.

Uma pesquisa feita pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Walmart constatou que o cidadão brasileiro quer conhecer mais sobre sustentabilidade, mas ainda está pouco disponível para mudar o comportamento. Preocupa-se com questões como o desperdício de água e outros recursos naturais, mas ainda não consegue relacioná-las com os problemas do bairro ou da cidade onde mora. Este mesmo estudo informa, no entanto, que para 59% das pessoas ouvidas, a preservação dos recursos naturais deve estar acima das preocupações com a economia.

No último dia 14, foi lançada a pesquisa Ethos-Akatu sobre “Responsabilidade Social Empresarial: Percepção do Consumidor Brasileiro – 2010” confirma alguns dados do estudo do Ministério do Meio Ambiente.

Os comportamentos considerados sustentáveis que têm mais adesão do consumidor são aqueles que mexem diretamente no orçamento doméstico: apagar a luz em ambientes vazios, fechar a torneira enquanto escova os dentes e o chuveiro, enquanto toma banho, e assim por diante. Este consumidor tem alta expectativa na ação do Estado e também na atuação das empresas. Ele quer que o Estado obrigue as empresas a atuar de maneira a ajudar a construir uma sociedade melhor e que as empresas adotem ações responsáveis que beneficiem a sociedade, mesmo que elas não estejam previstas em lei.

A pesquisa Ethos-Akatu mostrou também que existe uma diferença entre as prioridades dos consumidores e as práticas das empresas. Por exemplo: 80% dos consumidores valorizam as práticas relativas às relações do trabalho, principalmente àquelas que promovam a diversidade de gênero e raça, bem como a igualdade de oportunidades e de salários. Estas práticas são prioritárias para 44% das empresas ouvidas no levantamento Ethos-Akatu. Há, neste ponto, uma falta de sintonia entre o consumidor e a empresa que pode ser mais profunda do que mostram os números citados. O consumo ainda não se integrou à cidadania. Ou seja, a empresa tem uma estratégia para “vender” seus produtos, que tem mudado para ir ao encontro da “nova classe média”. Para este consumidor é também cidadão e trabalhador que não se sente “identificado” com os valores e princípios da empresa.

Por quê?

Citando outra pesquisa, poderíamos tentar esboçar uma explicação para esta falta de sintonia entre consumidor e empresa. O “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil – 2010”, mostra que a inclusão de negros, mulheres e pessoas com deficiência no quadro funcional das empresas progride lentamente. O cenário ainda é de desigualdade nas grandes empresas do país que, teoricamente, detêm os melhores empregos.

A proporção de negros nas companhias aumentou de 25%, em 2007, para 31%. Os funcionários brancos passaram de 73% para 67%. No cargos de direção, 5,3% dos executivos são negros, diante de 3,5% verificados em 2007. No entanto, os diretores brancos ainda são 93,3%. Nos cargos de gerência e de supervisão, a proporção de negros é de 13,2% e de 25,6%, respectivamente.

A desigualdade aumenta quando se trata da mulher negra. 9,3% no quadro funcional, 5,6% na supervisão, 2,1% na gerência e 0,5% no quadro executivo mostram uma disparidade abissal entre a participação delas na composição da população brasileira: elas são 50,1% do total de mulheres presentes na população brasileira, ou 25,6% de toda a população do país.

Em outra categoria, apenas 1,5% do quadro de funcionários das empresas é compostos por pessoas com deficiência

Em relação às mulheres, a presença feminina aumentou nos cargos de diretoria, passando de 11,5% para 13,7%, mas diminuiu no quadro funcional geral, de 35% para 33,1%.

De acordo com o Instituto Norberto Bobbio, entidade promotora dos direitos humanos nas empresas, atos de racismo e de discriminação contra mulheres e pessoas com deficiência ainda fazem parte do cotidiano de muitas empresas. Num levantamento realizado pela entidade, 31% de funcionários de médias e grandes empresas do Rio e de São Paulo declararam que há chefes de que tratam os funcionários de maneira desrespeitosa; 11% sabem de casos de preconceito contra negros, mulheres, homossexuais e idosos no ambiente de trabalho. O desrespeito ocorre mais com funcionários de menor remuneração, justamente aqueles que compõem a “nova classe média” emergente, que está dominando o consumo no Brasil, atualmente. Estas atitudes também mostram que a desigualdade da sociedade é reproduzida no ambiente de trabalho.

A gestão socialmente responsável não pode mais separar consumo de cidadania, se quiser realmente contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Adotar a diversidade como fator crítico de sucesso é questão de vontade política. Quem já fez ensina: estabeleça metas para cada segmento. Não se distraia. Em cinco anos, as disparidades diminuirão muito e até podem acabar.

O Brasil caminha para ser a quinta economia global. Não pode permanecer como uma das sociedades mais desiguais do mundo. A promoção da diversidade nas empresas é um passo decisivo para o desenvolvimento econômico andar junto com o progresso social.

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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Excesso de iluminação das cidades agrava poluição do ar, diz estudo

Uma pesquisa divulgada na última semana pela Administração Oceanográfica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) mostra que a poluição luminosa das grandes cidades pode aumentar os níveis de poluentes na atmosfera. As informações são da BBC Brasil.

O estudo foi apresentado durante a reunião da União Geofísica Americana, em São Francisco, e mostrou que a claridade que é lançada para o céu interfere em reações químicas que ocorrem durante a noite e ajudam a limpar o ar da fumaça dos carros e fábricas.

Essas substâncias poluentes jogadas na atmosfera formam uma mistura de moléculas que a natureza tenta eliminar. Para isso, ela utiliza o óxido de nitrogênio, que quebra esses elementos químicos.

Caso não sejam destruídas, essas substâncias formam poluição e ozônio, que transformam o ar da cidade em algo irritante para as vias respiratórias.

O problema, segundo os estudiosos, é que essa “limpeza” acontece durante a noite, já que o óxido de nitrogênio é destruído pela luz do Sol.

A nova pesquisa aponta que a energia de luzes que ficam acesas durante toda a noite nos grandes centros urbanos está eliminando a substância da atmosfera.
Apesar de serem até 10 mil vezes mais fracas do que o Sol, as luzes artificiais podem causar sérios danos à atmosfera, afirmam os pesquisadores.

“Nossos primeiros resultados indicam que as luzes podem desacelerar a limpeza noturna em até 7% e elas também podem aumentar em até 5% os (elementos) químicos iniciais para poluição por ozônio no dia seguinte”, afirmou Harald Stark, do NOAA, à BBC.

Ele informou ainda que serão necessários novos estudos para quantificar os índices de ozônio que poderão estar no ar no dia seguinte. “Este trabalho será importante, pois muitas cidades estão perto de seus limites regulatórios em termos de níveis de ozônio. Então, até mesmo uma mudança pequena pode ser importante”, afirmou o cientista.

Soluções
Para limitar os impactos do efeito, Stark recomenda a substituição das lâmpadas utilizadas na iluminação pública das grandes cidades. A maioria utilizar lâmpadas de vapor de sódio ou halógenas.

A tecnologia mais indicada são luzes vermelhas, que afetam menos o óxido de nitrogênio. O problema, segundo Stark, é que poucas autoridades aceitariam utilizar esse modelos de lâmpadas na iluminação das cidades.

Uma alternativa mais simples e viável seria adequar a iluminação pública para mantê-la voltada para o chão. A prática é indicada por ativistas, que defendem que assim é possível evitar que o brilho das lâmpadas apague a luz das estrelas.

“Este efeito é mais grave no alto, no ar, do que diretamente no chão. Então, se você conseguir manter a luz apontada para baixo e não a quer refletida nos céus, para partes mais altas da atmosfera, então você certamente terá um efeito muito menor”, disse Stark.

Perigos da poluição luminosa
Essa não é a primeira vez que a poluição causada pelo excesso de luz é apontada como vilã do meio ambiente. Outros estudos já revelaram que o fenômeno pode trazer diversos problemas para a saúde dos seres humanos e ainda causar um desequilíbrio da flora a fauna local.

Estudos apontam que a exposição à luz durante a noite pode aumentar o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, além de prejudicar a qualidade do sono das pessoas, levando ao estresse, insônia e outros transtornos. Motoristas podem ter sua capacidade visual reduzida por alterações bruscas de ambientes claros para escuros e vice-versa.

O excesso de iluminação noturna também pode afetar a reprodução, migração e comunicação de espécies, como aves e répteis diurnos, que caçam somente durante a noite. A iluminação artificial nas praias também pode ocasionar a desorientação de filhotes de tartarugas marinhas ao saírem dos ninhos.

Até as plantas sofrem com o fenômeno. Pesquisas mostram que algumas espécies não florescem se a duração da noite é mais curta do que o período normal, enquanto outras florescem prematuramente.

Fonte: EcoD, via Mercado Ético

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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que o consumidor pensa sobre Responsabilidade Social Empresarial?

Foi lançada ontem em São Paulo a pesquisa nacional “Responsabilidade Social das Empresas: percepção do consumidor brasileiro”, um levantamento nacional que traz dados sobre valores e comportamentos do consumidor frente ao Consumo Consciente, além de percepções e expectativas sobre a Responsabilidade Social Empresarial. Esta pesquisa foi realizada por iniciativa dos institutos Akatu e Ethos, com patrocínio de Bradesco, Faber Castell, Santander e Walmart e executada pela GfK.

A pesquisa ouviu 1.100 pessoas no Brasil e apresenta números comentados sobre comportamento e expectativas do consumidor. Desde 2003, o Akatu tem monitorado a evolução do comportamento dos consumidores, dividindo-os em quatro categorias de acordo com o maior ou menor grau de consciência em seu consumo. As quatro categorias são: indiferentes, iniciantes, engajados e conscientes. A distribuição por categoria é feita a partir da análise de 13 comportamentos de consumo que também são divididos em quatro segmentos: economia, planejamento, compras sustentáveis e reciclagem.

Entre outras conclusões, o novo estudo aponta que:

Quanto à segmentação dos consumidores pelo grau de adesão ao consumo consciente:

- O percentual de consumidores conscientes manteve-se estável em 5% do total. No entanto, com o crescimento populacional dos últimos 4 anos, a manutenção da porcentagem significou um acréscimo de 500 mil novos “consumidores conscientes” no mercado.

- O percentual dos consumidores “indiferentes”, que adotam até 4 comportamentos conscientes, aumentou entre 2006 (ano da última pesquisa) e 2010, indo de 25% para 37%.

- Somando os percentuais dos “engajados” e dos “conscientes”, temos que 3 em cada 10 consumidores já adotam mais de 8 comportamentos de consumo consciente.

Quanto à adesão aos comportamentos de consumo consciente:

- Os comportamentos ligados à Economia ainda são aqueles com mais altas porcentagens de adesão, passando dos 60%, em média. No entanto, a pesquisa registrou queda na adesão a eles, entre 2006 e 2010. Por exemplo: em 2006, 77% dos consumidores afirmavam que evitavam deixar luz acesa em ambientes desocupados; em 2010, 69% disseram praticar este comportamento.

- Os comportamentos ligados à Planejamento conseguem adesão de 40% dos consumidores, em média. Todavia, diminuiu a adesão a alguns comportamentos, entre as duas pesquisas. “Planejar compra de alimentos”, por exemplo, caiu de 55% para 48% entre 2006 e 2010.

- Os comportamentos de Reciclagem e Compras Sustentáveis que, em tese, exigem nível maior de reflexão e, portanto, mudança de hábitos, estão na faixa dos 30% de adesão. No entanto, são os grupos que mantiveram a estabilidade nos dois períodos.

- Não diferenças significativas de comportamento entre homens e mulheres nem entre regiões do país.

- Há diferenças de comportamento entre classes sociais, idade e escolaridade. Os consumidores menos conscientes tendem a ser mais jovens, com menos escolaridade e das classes C e D. Os mais conscientes, por sua vez, têm mais de 45 anos, instrução universitária e pertencem às classes A e B.

- Outro dado interessante: 70% dos que buscam informação sobre responsabilidade social têm acesso à internet.

Pelas informações acima, temos um perfil de consumo no Brasil que é o seguinte: o consumidor “médio” é ainda “indiferente” ao consumo consciente, de classe C e jovem. Quais as expectativas que ele tem em relação ao papel das empresas?

Este consumidor tem altas expectativas sobre o papel no Estado como regulador das atitudes das empresas:

- Nove em cada dez consumidores acreditam que as empresas devem desenvolver ações além do que está estabelecido na legislação.

- 63% acham que o governo deveria obrigar as empresas a tornar a sociedade um lugar melhor para todos.

- 62% pensam que os cidadãos deveriam pressionar os políticos pela criação de leis que obriguem as empresas a fornecer instruções claras sobre uso e descarte dos produtos.

Mas, este consumidor também acredita na força da sua mobilização

- 62% pensam ser importante que cada consumidor pressione as empresas para evitar danos ao meio ambiente.

Entre os pontos importantes para que o consumidor considere a empresa como sendo socialmente responsável estão:

- Relações do Trabalho (com 80% de respostas), destacando-se políticas de valorização da diversidade e promoção da equidade, como por exemplo, contratação e capacitação de mulheres, negros, pessoas com deficiência; dar igualdade de oportunidades; acabar com as diferenças de salários e benefícios, não utilizar trabalho infantil ou análogo à escravidão, etc).

- Relações com o consumidor ( 69% das respostas), com destaque para a proteção e saúde doconsumidor ou cliente.

Também são consideradas importantes pelo consumidor as práticas anti-corrupção e a manutenção de programas de alfabetização.

Quase metade não acredita nas informações prestadas pelas empresas. Por quê?

A verdade é que o consumidor sente falta de referências e indicadores confiáveis que “comprovem” para o consumo ( não para órgãos fiscalizadores ou auditores) o comportamento socialmente responsável das empresas. Por enquanto, este consumidor não consegue separar o que é mera declaração ou “marketing” verde de comportamento socialmente responsável de fato, internalizado na gestão e no planejamento estratégico do negócio.

Como a empresa pode então tornar-se mais confiável aos olho do consumidor?

Uma das maneiras é estabelecer compromissos claros, com metas, objetivos e prazos bem definidos, e prestação de contas periódicas. Isto vai exigir da gestão um pensamento de longo prazo e de vanguarda, com investimento em práticas que produzam resultados que sejam percebidos e avaliados positivamente pela sociedade. Ao agir assim, a empresa estará sendo protagonista na construção construir o mercado e a economia do futuro, contribuindo para também elevar o patamar do mercado.

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terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Seguir ou liderar?

A julgar pelo boom de sites que prometem conectar quem quer mudar o estado de coisas com organizações e projetos equipados para fazê-lo, o mundo vai parecer um lugar bem diferente – mais justo e menos desigual – em pouco tempo. Será?



Foto de "MailChimp" via Flickr
A estréia do site Jumo no início de dezembro atraiu tantos internautas que sobrecarregou seus servidores. Criado por Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook, o novo site se propõe a ajudar as pessoas a encontrar e avaliar organizações sem fins lucrativos ou entidades de caridade. A partir das informações disponíveis, o usuário escolhe quais organizações quer “seguir”, passa a receber artigos jornalísticos, mensagens do Twitter ou vídeos do YouTube sobre elas, e pode apoiá-las doando dinheiro, tempo ou suas habilidades.

A figura de Hughes por trás a nova empreitada acrescentou ao frisson da estréia. Além de ajudar a fundar a rede social mais usada do mundo, ele coordenou a campanha online que elegeu Barack Obama em 2008. Mas, apesar da popularidade logo de cara, Jumo está longe de ser uma novidade: há vários sites que prometem conectar o cidadão comum com causas e organizações que precisam de apoio.

O Sparked se auto-intitula uma “rede de microvoluntariado”, explicando que se trata de “voluntariado para pessoas ocupadas”. Por meio do site, profissionais oferecem seus préstimos de graça para, online, ajudar organizações sem fins lucrativos e de caridade com serviços de design, marketing, estratégia, relações com a mídia, entre outros. As organizações apresentam desafios e os voluntários as ajudam a superá-los de acordo com sua especialidade.

Com a premissa de que não é preciso ser Bill Gates para praticar filantropia, o Citizen Effect conecta cidadãos com comunidades que precisam de apoio para seus projetos. “Procuramos pessoas que não querem apenas dar $50, mas querem juntar seus amigos, família e rede social para levantar $ 1.000 ou $ 5.000 ou $ 10.000 e ter um impacto real e significativo nas vidas de uma comunidade em necessidade”, diz o site.

No site Idealist.org, o usuário pode procurar oportunidades de voluntariado, buscar apoiadores para uma ideia ou projeto filantrópico, procurar emprego no terceiro setor ou recrutar pessoas para trabalhar. O site afirma possuir mais de um milhão de usuários.

Para quem já faz sua parte, o site myImpact.org oferece a possibilidade de registrar todas as suas boas ações para inspirar outras pessoas. A ideia é promover o espírito competitivo para ver quem pode fazer mais, além de reforçar para voluntários e doadores a ideia de que pequenas ações, somadas, fazem a diferença.

No Brasil, alguns sites como filantropia.org, voluntários.com.br e Voluntários em Ação conectam quem quer contribuir com organizações e projetos que precisam de ajuda.

No caso do Jumo, se a intenção é juntar as boas ações com o compartilhamento peculiar a às redes sociais – tornando-se a rede social com objetivos sociais –, o desafio será fazer os usuários irem além de apertar o botão “curtir”.

Fonte: Página 22

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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Luta anti-corrupção mostra avanços no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Em 9 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi estabelecida em 2003 porque foi nesse dia que governos de diversos países assinaram, na cidade de Mérida, no México, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assumindo o compromisso de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo.

Como parte das comemorações, foi lançado no Brasil o Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade – Cadastro Empresa Pró-Ética –, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos que avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive naquelas que envolvem o setor público.

Esse cadastro dará visibilidade às empresas que têm compromissos e práticas de integridade e ações de prevenção da corrupção. Ao aderir ao ele, a organização assume o compromisso público e voluntário, perante o governo e a sociedade, de adotar medidas para prevenir e combater a corrupção dentro de sua instituição, em favor da ética nos negócios.

A adesão ao cadastro não traz vantagens financeiras, como desconto de impostos. A empresa que resolver aderir, no entanto, estará marcando uma posição decidida contra a corrupção e a favor da integridade e da transparência nas relações com o mercado, com a sociedade e com o setor público.

O cadastramento é gratuito e feito on-line pelo site www.cgu.gov.br/empresaproetica/, por meio do preenchimento do formulário de adesão e das respostas a um questionário qualitativo, que vai avaliar o estágio atual da empresa em relação a alguns temas importantes para a ética e para a integridade nos negócios. As empresas precisam responder perguntas sobre temas como Medidas de Ética e Conduta (por exemplo: “A alta direção está comprometida com a ética e a integridade e se envolve em ações da empresa relacionadas ao tema?) ou Controle Interno (“A empresa possui um sistema que identifica a origem das receitas?”), entre outros.

Trata-se de uma iniciativa importante porque, graças a esse cadastro, será possível dar visibilidade e valorizar as empresas que se destacam pela conduta ética. Até agora, no âmbito do governo, só havia “cadastros negativos”, de empresas devedoras ou que fraudaram a lei. Esta mudança de atitude da CGU vai contribuir para que a sociedade preste atenção naquelas companhias que se sobressaem positivamente.

Ainda no dia 9, em Brasília, foi celebrado um acordo de cooperação entre a CGU, o Instituto Ethos e o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) que envolve os profissionais e seus órgãos de classe no combate à corrupção e promoção da ética e da transparência.

Neste acordo, as três entidades se comprometem a realizar pesquisas e estudos sobre o fenômeno da corrupção em obras públicas, bem como instrumentos e técnicas que contribuam para a prevenção e o combate de práticas ilegais ou anti-éticas no âmbito das licitações, contratações e execuções de obras públicas. O acordo também prevê: o desenvolvimento de ações integradas que estimulem ainda mais a postura ética do profissional de engenharia e arquitetura; a capacitação, mobilização e engajamento das empresas atuantes no segmento de engenharia e arquitetura na adoção de medidas de ética e integridade corporativas, entre outros compromissos.

Esta iniciativa é pioneira no Brasil e pode influenciar mudanças não só no comportamento das empresas que participam de licitações e realizam obras públicas como também na própria legislação, já que são engenheiros e arquitetos que conhecem e executam os projetos.

A importância deste acordo CGU-Confea-Ethos foi corroborada neste mesmo evento, quando a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou o sumário do relatório sobre corrupção no Brasil. O documento atesta os avanços havidos na política brasileira de combate à corrupção e desvio de recursos, mas fez um alerta sobre a fragilidade dos contratos públicos, um dos pontos onde o acordo CGU-Confea-Ethos pretende atuar.

A OCDE também chamou a atenção para os riscos de irregularidades nas obras da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

O texto deste sumário foi produzido a pedido da própria CGU. Além dos comentários já mencionados, a OCDE também critica a carta branca dada pelo Congresso, na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011, para que obras relacionadas a eventos esportivos descumpram a Lei de Licitações. O relatório de 83 páginas afirma que é preciso ficar vigilante às "operações de risco", ligadas à Copa e às Olimpíadas.

Justamente para enfrentar estes desafios, no dia 10 de dezembro, para buscar maior transparência e integridade nas obras de infraestrutura da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Instituto Ethos lançou o projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, com apoio da Siemens Integrity Initiative.

Esta iniciativa do Grupo Siemens é mundial e resulta de acordo com o Banco Mundial, que visa combater a corrupção por meio de ações coletivas, educação e treinamento. No Brasil, o projeto patrocinado é o “Jogos Limpos”.

Por meio de ações coletivas, monitoramento e controle social, o projeto Jogos Limpos almeja aumentar o nível de transparência e de controle social dos gastos públicos, bem como o nível de integridade nas relações entre os governos e o setor privado.

O engajamento de empresas, organizações da sociedade civil e órgãos de governo nas ações será feito por meio da promoção de quatro acordos de integridade em setores estratégicos, cujas demandas por obras e serviços serão ampliadas em função dos dois grandes eventos: construção civil, saúde, transporte e energia.

A iniciativa abrangerá as doze cidades-sede da Copa, incluindo o Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016.

O projeto visa também a elaboração de indicadores de transparência, que servirão para orientar cidadãos e ONGs a respeito da conduta ética das empresas e do setor público em relação à legislação, bem como de informações sobre obras e equipamentos e dados sobre os compromissos dos acordos setoriais.

O projeto Jogos Limpos ainda prevê: ação específica voltada para as eleições municipais de 2012; desenvolvimento de ferramentas específicas, como uma página na internet, a publicação Jogo Limpo x Jogo Sujo, o guia Como Ler Contratos, um canal de denúncias e indicadores de transparência.

Ainda estão previstas, entre outras atividades, a realização de seminários nacionais e regionais sobre integridade e transparência e a mobilização em prol da aprovação dos projetos de lei “Acesso à Informação”, “Responsabilização de Pessoas Jurídicas por Atos de Corrupção” e ”Regulamentação do Lobby.

Entre as organizações já envolvidas estão as empresas e entidades signatárias do Pacto pela Integridade e Combate a Corrupção, as organizações da Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e os vários sindicatos ligados a ele.

O projeto Jogos Limpos contará também com o apoio do Pacto Global das Nações Unidas.

Enfim, se ainda há um longo caminho a percorrer até controlarmos a corrupção e o desvio de recursos, as atuais iniciativas mostram que a sociedade, os governos e as empresas estão no rumo certo e não pensam em parar até atingir o objetivo.

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