quarta-feira, 18 de março de 2009

BEM-VINDOS!
Este é um canal aberto a todos os públicos interessados no movimento de responsabilidade social empresarial (RSE), para se comunicarem com o Instituto Ethos e entre si, possibilitando uma troca de informações aberta, livre e disponível a todos. Contamos com sua ajuda na construção desta ferramenta, que é um instrumento nosso para auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Publique o seu post!

Leia Mais?

Ethos faz parceria com a SPM

O Instituto Ethos será parceiro da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) no desenvolvimento do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, cooperando na formulação de indicadores e fornecendo informações sobre a situação das mulheres nas empresas brasileiras.

A ferramenta foi lançada nesta terça-feira, no Memorial JK, em Brasília, durante a abertura do seminário Mais Mulheres no Poder: uma Questão de Democracia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, participou do evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da SPM, Nilcéa Freire, entre outras autoridades.

O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero foi criado para acompanhar a presença das mulheres em atividades públicas e na iniciativa privada, com o objetivo de formular e aperfeiçoar políticas públicas voltadas para gênero nas esferas federal, estadual e municipal. Seu foco temático no primeiro ano de funcionamento será “Mulheres, Poder e Decisão”.

A ferramenta terá um site na internet e deverá funcionar por meio de grupos de trabalho compostos por representantes da sociedade civil, do governo, de organizações não-governamentais, de universidades e de agências internacionais.

Esses grupos farão o monitoramento e produzirão análises e conteúdos sobre indicadores, políticas públicas, comunicação e mídia e legislação.
No encontro, o presidente Lula afirmou que pretende enviar ao Congresso um projeto com o propósito de transformar a SPM em ministério. Para o presidente, o status de ministério dará ao órgão a liberdade orçamentária de que ele precisa, agilizando a elaboração e execução de políticas públicas.

Ricardo Young comentou que investir em políticas públicas que valorizem as mulheres colabora para o desenvolvimento do país. “Cada 10% do investimento nas mulheres em educação, saúde, trabalho e renda resulta em até 3% no crescimento nacional”, afirma. Pesquisas apontam que 90% da renda auferida pelas mulheres são investidos nos cuidados com a família, enquanto apenas 35% da renda dos homens têm o mesmo destino.
Publicado em: Notícias da Semana, do Instituto Ethos

Leia Mais?