segunda-feira, 23 de março de 2009

VOCÊ SABE O QUE É REDD?

Entenda este importante assunto que esta sendo discutido como uma das ferramentas para se combater as mudanças climáticas.

O QUE É REDD?
REDD é a sigla em inglês para Reducing Emissions from Deflorestation and Degradation – ou numa tradução livre: reduzindo emissões provenientes de desflorestamento e degradação. A idéia básica por trás de REDD é simples: os países que estão dispostos e são capazes de reduzir as emissões provenientes do desflorestamento deveriam ser compensados financeiramente
por isto.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO REDD?
REDD trata primordialmente da redução de emissões. O conceito está sendo discutindo dentro da Conferencia das Partes (COP) da Convenção-Quadro sobre mudanças climáticas da ONU. Durante a COP-13, que ocorreu em 2007, foi definido que uma abordagem ampla para combater as mudanças climáticas deveria incluir:

"Políticas e incentivos em questões relacionadas à redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação de florestas em países em desenvolvimento."

Entretanto, um futuro mecanismo de REDD tem um potencial muito maior. Poderia simultaneamente adereçar a redução de emissões e combater a pobreza rural, enquanto conserva a biodiversidade e mantém serviços ambientais essenciais.

O ESTÁGIO DA DISCUSSÃO
Após a COP-11, em 2005, inúmeras propostas e recomendações sobre REDD foram enviadas. Atualmente existem diversas propostas sendo debatidas e, para que REDD seja incluído numa futura agenda global de combate às mudanças climáticas, uma decisão acerca de como um mecanismo de REDD funcionará deve ser acordada durante a COP-15, que ocorrerá em Copenhagen no final deste ano.

SOBRE A COP
Há mais de uma década, a maioria dos países que integram o sistema das nações unidas aderiu a um acordo internacional chamado: United Nations Framework Convention on Climate Change – ou Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O objetivo do tratado era considerar que ações poderiam ser tomadas para reduzir o aquecimento global e como lidar
com os aumentos de temperatura que fossem inevitáveis. Desde então diversas iniciativas surgiram como decorrência do trabalho que foi realizado sob o guarda-chuva deste tratado, uma das iniciativas mais famosas é o Protocolo de Kyoto. As reuniões internacionais onde os membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas se reúnem são conhecidas como COP – Convenção das Partes.

A próxima COP será a de número 15 e ocorrerá em dezembro deste ano, na cidade de Copenhagen. Esta reunião será um marco para o processo pois espera-se que decisões sejam tomadas acerca de metas de emissões e mecanismos de cooperação para 2012 em diante.

O PAPEL DAS FLORESTAS

COMBATENDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
As florestas cobrem aproximadamente 15% da superfície terrestre e contém aproximadamente 25% do carbono da biosfera terrestre. A degradação e o desmatamento resultam em grandes emissões de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo com o efeito estufa. O desmatamento contribui com 1/5 do total de emissões de carbono do planeta por ano, sendo o maior
contribuinte "individual" ao aquecimento global.


COMUNIDADES E COMBATE À POBREZA
As florestas possibilitam de maneira direta a sobrevivência de 90% das pessoas que vivem em condições de extrema pobreza no mundo, aproximadamente 1 bilhão de pessoas. As comunidades locais e populações tradicionais dependem das florestas e seus recursos para sobrevivência, e o desmatamento agrava as condições de pobreza.

ALÉM DO CARBONO
Tanto em escala global como local, as florestas provem importantes serviços ambientais que vão além do seqüestro de carbono – alguns exemplos são: proteção das bacias hidrográficas e nascentes, regulação do fluxo hídrico, reciclagem de nutrientes, geração de chuvas e controle de
doenças. As florestas tropicais contribuem para manter a temperatura do planeta de duas maneiras, reduzindo as emissões de carbono e gerando evaporação.

DESMATAMENTO
As causas do desmatamento são múltiplas e podem variar de um país para outro. Podem ser desde grandes empresas exploradoras de recursos naturais até pequenas comunidades que utilizam as florestas como base para sua sobrevivência. Entre as principais causas em nosso país estão o agronegócio, principalmente criação de gado e plantação de soja, e a exploração ilegal de madeiras nobres.

FONTE: "The Little REDD Book - A guide to governmental and non-governmental proposals for reducing emissions from deforestation and degradation". Global Canopy Programme, dezembro 2008.

Leia Mais?

Inscreva-se no Prêmio Ethos-Valor, 9ª ed!!

O prêmio é voltado a Professores e Estudantes Universitários sobre Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável. Tem por objetivo incentivar e aprofundar o debate destes temas entre a comunidade acadêmica, envolvendo professores e alunos de todas as áreas de conhecimento, nos cursos de graduação e pós-graduação, em todo o
território nacional.

Para participar é só inscrever seu trabalho acadêmico através do site http://www.premioethosvalor.org.br/ e enviá-lo de acordo com as instruções que também estão no site. Se você conhece alguém que tem um trabalho sobre responsabilidade social empresarial e/ou desenvolvimento sustentável aplicado às empresas, indique o concurso!

Leia Mais?