segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cursos Uniethos: Relatório de Sustentabilidade GRI - participe!

O relatório de sustentabilidade é a principal ferramenta de comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações. O modelo de relatório da Global Reporting Initiative (GRI) é atualmente o mais completo e mundialmente difundido.

Seu processo de elaboração contribui para o engajamento das partes interessadas da organização, a reflexão dos principais impactos, a definição dos indicadores e a comunicação com os públicos de interesse.

Em 2007, a GRI iniciou o processo de construção do treinamento oficial para elaboração dos relatórios de sustentabilidade com base no modelo da entidade. O UniEthos, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e a BSD formaram uma parceria para se credenciarem para a realização do curso certificado pela GRI.

Em fevereiro de 2008, a parceria das três entidades foi a primeira do mundo a alcançar a certificação. Em abril de 2008, o UniEthos realizou a primeira turma do curso Relatórios de Sustentabilidade GRI certificado pela Global Reporting Initiative.

A GRI foi criada com o objetivo de elevar as práticas de relatórios de sustentabilidade a um nível de qualidade equivalente ao dos relatórios financeiros. O conjunto de diretrizes e indicadores da GRI proporciona a comparabilidade, credibilidade, periodicidade e legitimidade da informação na comunicação do desempenho social, ambiental e econômico das organizações.

A GRI empenha-se na melhoria constante das diretrizes e na sua adoção por diferentes países. Atualmente, mais de 1000 empresas produzem seus relatórios com base na terceira geração do modelo GRI-G3, sendo 60 delas brasileiras.

A partir de 2010 o Uniethos realiza o curso separadamente do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e a BSD.

Objetivos
- Capacitar os participantes no processo de elaboração do relatório de sustentabilidade, que inclui o preparo, engajamento das partes interessadas, definição do conteúdo, monitoramento e relato.
- Proporcionar a reflexão, mensuração e relato do desempenho social, ambiental e econômico das organizações.

A quem se destina

Empresários, gestores de empresas, executivos, consultores e profissionais interessados na elaboração do relatório de sustentabilidade de suas empresas ou na realização de consultoria sobre o modelo GRI-G3.

Conteúdo

Parte 1: Introdução Conceitual e Preparação para o Processo de Relato GRI
- O que é o relatório de sustentabilidade
- O papel da GRI
- O processo de elaboração do relatório de sustentabilidade
- Os benefícios do processo de elaboração do relatório para as organizações e para a sociedade
- Os desafios da produção de relatório
- Planejamento para a elaboração do relatório modelo GRI
- Exercício: passo-a-passo do planejamento de elaboração do relatório

Parte 2: Diálogo com Stakeholders e Credibilidade do Processo de Relato GRI
- Identificação e priorização dos stakeholders
- Conhecimento das melhores práticas para engajar stakeholders e aumentar credibilidade
- Como selecionar o conteúdo do relatório de sustentabilidade
- Como selecionar e testar os principais temas e indicadores a serem publicados (teste de materialidade)
- Exercício: teste de materialidade

Parte 3: Definindo o Conteúdo do Relatório e Monitoramento
- Definição dos objetivos para os aspectos de materialidade;
- Seleção de indicadores-chave para o relatório e identificação de fontes de informação
- Aplicação dos Princípios GRI para assegurar a qualidade da informação
- O processo de monitoramento do relatório
- Definição dos responsáveis pelas informações dos indicadores;

Parte 4: Preparando o Relatório Final e Comunicando
- Verificação e auditoria externa
- Definição da forma de comunicação do relatório
- Análise de relatórios Metodologia
- Apresentação do conteúdo;
- Trabalhos em grupos com relatórios empresariais modelo GRI
- Discussões compartilhadas;
- Estudo de casos.

Materiais

Além dos materiais didáticos do curso, os participantes receberão a publicação Caminhos: Ciclo Preparatório para Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade da GRI

Instrutores

Sonia Loureiro: administradora de empresas, desenvolveu carreira de 12 anos em empresas multinacionais como Citi, Cargill e Archer’s Daniels Midland. Coordena, pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Brasileiro de Estudos da Global Reporting Initiative GRI-G3, iniciativa do UniEthos, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) e da BSD. Foi co-coordenadora, entre 2003 a 2006, do curso Princípios e Práticas da Responsabilidade Social nas Empresas da Fundação Getulio Vargas, e docente do módulo Ferramentas de Gestão.

Vânia Marques: M. Sc. em Ciência Ambiental pela UFF. Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Fund. Dom Cabral e Gestão de Negócios Sustentáveis pela UFF. Graduada em Veterinária pela UFMG. Ocupou posições de assessoria técnica em crédito rural e gerência no Banco do Brasil, onde trabalhou também com projetos sociais. Consultora em programas de gestão para a sustentabilidade e responsabilidade social, incluindo elaboração de relatórios de sustentabilidade GRI. Consultora em programa de desenvolvimento rural (Sec. Agricultura/BIRD). Pesquisadora e professora convidada em cursos de pós-graduação (UFF/Latec, IBMEC-RJ, IBP, Tribunal de Justiça-RJ) e outros, abordando os temas citados, especialmente normas sociais, relatórios de sustentabilidade, finanças sustentáveis, ética e governança. Instrutora do Uniethos e “Trainer” nomeada GRI. Membro do Grupo de Trabalho ABNT/ISO de Responsabilidade Social (ABNT:NBR 16001 e ISO 26000) e componente de fóruns como: GRI-G3 e ISE-Bovespa. Sócia-diretora da Vita Consultoria Ltda.

Duração: 16 horas (2 dias consecutivos)

Horário: das 9h às 18h

Local: São Paulo, SP

Investimento: R$ 2.250,00 para empresas não associadas.

Descontos:
- 20% para associados ao Instituto Ethos (investimento de R$ 1.800,00);
- 5% para inscrições em mais de um curso;
- 5% para grupos acima de 3 pessoas.
Obs.: Valores cumulativos.

Turmas:
- 28 e 29 de março de 2011 (inscrições abertas)
- 28 e 29 de junho

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail atendimento@uniethos.org.br ou pelo telefone (11) 3897-2439. Horário de atendimento: das 9h às 18h, de segunda à sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.