sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rio sedia reunião sobre Fórum Global pela Sustentabilidade

Realizou-se ontem (7/10), no Palácio da Cidade, o encontro internacional que traçará diretrizes para o Fórum Global pela Sustentabilidade, a ser lançado na cidade em 2011. O encontro foi aberto por Felipe Góes, secretário municipal de Desenvolvimento do Rio de Janeiro e presidente do Instituto Pereira Passos, e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Iniciativa inédita no mundo, o Fórum tem o propósito de reunir anualmente líderes empresariais, sociais, ambientais, culturais, acadêmicos e governamentais de diversos países para dialogar, assumir compromissos, divulgar práticas e soluções exemplares, construir referências e propor políticas para decisões governamentais e acordos internacionais, articular ações coordenadas e avaliar compromissos visando ao desenvolvimento sustentável local e global. Sua primeira tarefa será trabalhar pelo fortalecimento da Rio+20 – Conferência Internacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que marcará os 20 anos da Rio 92 –, influenciando em sua agenda e resultados.

Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, uma das 13 instituições responsáveis pela organização do encontro, destacou, durante a abertura do evento, que o Fórum terá a missão de criar uma caixa de ressonância, não só diante dos governantes, mas também para alertar a sociedade e mostrar que é possível mudar a situação e garantir um futuro melhor para todos. Ele destacou que várias empresas e instituições da sociedade civil já vêm adotando práticas sustentáveis que podem fazer uma grande diferença, e que o momento é de juntar forças para acelerar esse processo.

“A escolha do Rio de Janeiro para sediar o Fórum Global pela Sustentabilidade não foi por acaso”, disse Grajew. “É aqui, com esta paisagem natural maravilhosa, que você morre de amores pelo planeta. E estamos aqui justamente para mostrar o que temos a perder se não tomarmos uma atitude.”

E transformar o Rio num exemplo de sustentabilidade para o mundo é justamente o compromisso a ser assumido, como destacou Celina Carpi, presidente do Conselho Deliberativo do Rio Como Vamos, outra instituição organizadora do encontro. E isso agora é possível porque, segundo afirmou, pela primeira vez o município conta com um governo comprometido com um modelo de desenvolvimento sustentável.

Carlos Lopes, diretor-executivo do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), destacou que o Fórum Global pela Sustentabilidade terá um papel primordial para tentar fazer com que a Rio+20 não siga o mesmo modelo da Conferência de Copenhague (COP 15), em que 3.000 pessoas participaram das discussões que levaram aos acordos, mas 40 mil, da sociedade civil, ficaram de fora, sem acesso aos debates. Segundo Lopes, a missão do Fórum será determinar novas formas de orientar e influenciar decisões governamentais pela sustentabilidade e sua função não se esgotará na Rio+20, permanecendo como um espaço de cobranças para dar continuidade às práticas e políticas públicas.

O prefeito Eduardo Paes e a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, falaram do grande desafio que o Fórum e a sociedade terão pela frente, não só diante da Rio+20, mas da própria necessidade de se recuperar o que tem sido degradado e de se preservar o que resta do meio ambiente. “Temos um passivo ambiental a resolver que passa também por questões de moradia, saneamento, saúde”, disse Marilene. “Essa não é uma briga de governos, mas da sociedade”, concluiu o prefeito, garantindo que o município dará todas as condições para a realização do Fórum.

O encontro internacional para definir diretrizes para o lançamento do Fórum Global pela Sustentabilidade continua nesta sexta-feira (8/10), quando haverá coletiva para a imprensa, às 13h30, e serão apresentados os resultados da reunião.

Entidades organizadoras do encontro:
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira
Associação Comercial do Rio de Janeiro Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces)
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)
Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
Instituto Pereira Passos
Fundação Avina
Fundação Tide Setúbal
Fundação Roberto Marinho
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Greenpeace Brasil
Grupo de Articulação das ONGs Brasileiras na ISO26000 (GAO/ISO26000)
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Rio Como Vamos
Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz

Por Elaine Duim (Rio Como Vamos)

Informações para a imprensa:
Cristina Spera – (11) 3897-2444 ou (11) 8895-5740; cspera@ethos.org.br
Elaine Duim – (21) 2511-8435 ou (21) 9236-6458; elaine.duim@riocomovamos.org.br
Beth Camarão – (21) 2521-3249 ou (21) 9124-1172; stylo@imagelink.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.