quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MEB participa do workshop Brasil de Negócios e Biodiversidade

Nos dias 30 e 31 de agosto será realizado no Rio de Janeiro o Workshop Brasil de Negócios e Biodiversidade. Organizado pela Conferência da Diversidade Biológica da ONU (CDB), ministério do Meio Ambiente e Instituto LIFE, o evento faz parte de um amplo programa de engajamento da CDB voltado ao setor empresarial e com foco na conservação da biodiversidade. Caio Magri, do Instituto Ethos, participará em nome do Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade – MEB na mesa: Rede Nacional de Negócios e Biodiversidade, no dia 31/08.

Um dos objetivos do workshop é discutir a implementação de ações de longo prazo para aumentar a conscientização na comunidade empresarial e promover soluções criativas em prol da biodiversidade”, ressalta o diretor de Implementação e Suporte Técnico da CDB, Ravi Sharma.

Durante o evento, serão apresentadas experiências de sustentabilidade desenvolvidas pelo setor de negócios, assim como o intercâmbio sobre práticas e ferramentas atuais que poderão auxiliar na incorporação da biodiversidade na gestão empresarial. 

Entre os temas do workshop estão possibilidades e perspectivas em negócios, ecossistemas e economia; experiências reais e melhores práticas; ferramentas, indicadores e mecanismos voluntários de incentivo às empresas para a conservação da biodiversidade e os desafios para a inclusão da biodiversidade em diferentes setores e acesso e repartição de benefícios – Protocolo de Nagoya. O plano estratégico de ações da CDB no Brasil até 2020, que está sendo discutido no Brasil com o apoio do MEB também será debatido.

A Rio +20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável que será realizada no ano que vem no Rio de Janeiro também estará em discussão. O tema central da Rio+20 será a ‘Economia Verde’.
 
Para os organizadores do evento, a conservação da biodiversidade precisa ser discutida no meio empresarial para que o setor comece a atuar com uma postura de preocupação maior ainda para com o meio ambiente. “Com base neste cenário, assim como nas decisões da COP 10, a CDB o workshop deverá estimular o setor a compreender o papel da biodiversidade e entender a importância da inclusão da conservação na gestão empresarial para, avalia a secretária executiva Alice Alexandre, do Instituto LIFE - entidade brasileira do terceiro setor, que objetiva qualificar e reconhecer organizações públicas e privadas que desenvolvem ações favoráveis à conservação da biodiversidade.

Serviço:
Workshop Brasil de Negócios e Biodiversidade
Data: 30 e 31 de agosto de 2011
Local: Hotel Windsor Atlântica – Rio de Janeiro (RJ)
Informações e inscrições: (41) 3253.7884 e/ou workshop@institutolife.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.