segunda-feira, 6 de junho de 2011

Campanha "Você no Parlamento" estimula a participação cidadã em São Paulo

Convocar a população da maior cidade do Brasil para elencar prioridades em diversas áreas, como educação, mobilidade urbana e saúde, por exemplo, de parte dos vereadores, é o principal objetivo da campanha Você no Parlamento, que será lançada na quinta-feira, 9 de junho, pela Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo. O termo de cooperação entre as duas instituições será assinado nesta segunda-feira (6).

O questionário (impresso e on-line) foi elaborado por um Conselho Técnico composto por representantes de diversas instituições, além da Rede e da Câmara, como Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola de Governo e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

O resultado desta consulta pública, que será realizada entre 15 de junho e 15 de agosto, vai abordar três dimensões de atribuições da Câmara:

• Prioridades eleitas que podem e devem transformar-se em Projetos de Lei;
• Prioridades eleitas que podem e devem transformar-se em Emendas ao Orçamento para 2012;
• Prioridades eleitas que podem e devem transformar-se em Ações Legislativas de Fiscalização do Poder Executivo.

O objetivo é, essencialmente, fazer com que gestores públicos direcionem seus trabalhos a partir das reais necessidades da sociedade que os elegeram. E, com isso, oferecer à população a oportunidade de acompanhar, fiscalizar e cobrar.

"A iniciativa é um avanço na concretização do Irbem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) como orientador de políticas públicas, e um precedente importante para avançarmos nas práticas de democracia participativa", destaca o site da Rede Nossa São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: faleconosco@isps.org.br

Fonte: EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.