terça-feira, 7 de junho de 2011

Barômetro da Biodiversidade: Brasil tem população consciente sobre o tema, mas é preciso aprofundar o conhecimento

Pesquisa realizada em sete países pela União pelo Biocomércio Ético (UEBT, na sigla em inglês) e mostra que conhecimento sobre o tema é superficial em todos os países pesquisados. Sensibilização no Brasil sobre o assunto é maior que a média dos outros países.

Contexto
A União pelo Biocomércio Ético, UEBT, na sigla em inglês, é uma associação internacional, sem fins lucrativos que promove o “abastecimento com respeito” de ingredientes e insumos que provenham da biodiversidade. As empresas e entidades associadas a UEBT assumem o compromisso de crescentemente adotar práticas de abastecimento que promovam a conservação da biodiversidade, respeitem o conheci­mento tradicional e garantam a repartição equitativa de benefícios ao longo de toda a cadeia produtiva.

Anualmente, a UEBT realiza uma pesquisa internacional para avaliar o entendimento sobre biodiversidade e noções relacionadas ao tema, com apoio de várias empresas e entidades, como a Natura.

A pesquisa se chama “Barômetro da Biodiversidade” e, este ano, teve o depoimento de sete mil entrevistados em sete países: Alemanha, Brasil, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido. Foram ouvidos consumidores e empresas.

Ela foi lançada, no Brasil, no último dia 2 de junho, no Espaço Natura, em Cajamar, com a presença de representantes da UEBT, da Natura e da Fiocruz.

Resultados
De maneira geral, consumidores e empresas dos países pesquisados estão cada vez mais sensíveis ao tema da biodiversidade.

ConsumidoresA pesquisa revela que as pessoas estão cada vez mais interessadas e conscientes a respeito da biodiversidade. Em média, 70% dos entrevistados nos sete países afirmaram já ter ouvido falar sobre a questão. Em 2009, eram 56%.

Os países com a maior porcentagem de sensibilização são França (98%), Brasil (93%) e Coréia do Sul (78%).

No entanto, nem todas as pessoas que já ouviram falar sobre biodiversidade sabem o que ela significa. De modo geral, apenas uma em cada três pessoas define o termo corretamente.

À pergunta O que significa biodiversidade?
Os sul-coreanos responderam mais corretamente:
Resposta: Refere-se à diversidade que podemos encontrar em um ecossistema.

Os brasileiros mostraram-se conscientes de como a biodiversidade é o próprio país. A resposta mais dada por nós à pergunta anterior foi: “O Brasil é conhecido por ser o país com maior biodiversidade do planeta, especialmente na Floresta Amazônica”.

Na Alemanha, as respostas confundiam biodiversidade com produtos orgânicos. Nos Estados Unidos, biodiversidade foi frequentemente confundida com diversidade social. No Reino Unido, ela é confundida com biotecnologia.

Como se informaram sobre o tema
55% ouviram falar sobre biodiversidade em programas de tv e documentários. 38% em artigos de jornais e revistas; 19% em propaganda na televisão; 16% em declarações de políticos e de governos; 14% em sites e blogs; 8% em comunicação da marca.

O que motiva a querer proteger a biodiversidade?
30% responderam: dados alarmantes sobre espécies ameaçadas; e
23% - entender a importância da biodiversidade para a vida diária.

Especificamente no Brasil, mensagens para agir agora são consideradas particularmente motivadoras para ações de conservação.

Empresas
O Barômetro analisou os balanços das 100 maiores empresas de cosméticos do mundo e verificou que, em 2011, 27% delas mencionaram a biodiversidade, contra os 13% verificados em 2009.

19% reportam práticas éticas de abastecimento de insumos naturais; e
5% citam temas relacionados à biodiversidade, como conhecimento tradicional e direitos de propriedade intelectual
No entanto, isto está aquém das expectativas dos consumidores:

apenas 40% dos consumidores acreditam que as companhias de cosméticos comprem insumos naturais de maneira ética. 84% deixariam de comprar os produtos se soubessem que a marca não respeita o meio ambiente ou práticas comerciais éticas;
80% pensam que as empresas seriam mais confiáveis se as ações de abastecimento fossem verificadas por uma terceira parte;

Como a biodiversidade é retratada na mídia
Análise de matérias e artigos publicados em 2010, na mídia desses sete países, concentrando-se em reportagens que focam indústria de cosméticos e cuidados pessoais, mostrou o seguinte:

- aumento de 35% no número de artigos sobre biodiversidade, bastante influenciado pelo Ano Internacional da Biodioversidade e pela Conferência das Partes de Nagoya (Cop 10).
- 66% desses artigos foram sobre o Protocolo de Nagoya e suas implicações para indústria de cosméticos e cuidados pessoais.

O Protocolo de Nagoya é o compromisso que os países participantes da COP 10 assinaram, garantindo a proteção internacional do patrimônio biológico de qualquer país - que só poderá ser explorado por estrangeiros com autorização e pagamento de royalties.

- 70% dos artigos foram críticos ao setor
A cobertura resultante de comunicação proativa entre as marcas e a imprensa, sobre práticas sustentáveis de abastecimento da biodiversidade produziu matérias positivas, sugerindo que marcas têm muito a ganhar quando abordam este tema.

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