sexta-feira, 27 de maio de 2011

Conferência Interamericana de RSE em Assunção, no Paraguai

O Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) do Banco Interamericano de Investimentos realizou, em Assunção, no Paraguai, a 8ª. Conferência Interamericana de Responsabilidade Social Empresarial, entre os dias 24 e 26 de maio, que reuniu aproximadamente mil participantes, entre especialistas, líderes de empresas e de governos, bem como representantes da sociedade civil e das universidades.

Ao longo desses oito anos, o CSRAméricas tornou-se o principal evento difusor de temas relacionados a práticas empresariais responsáveis na América Latina e no Caribe. Seu principal objetivo é colaborar para um desenvolvimento equitativo e sustentável da região, por meio da atuação de um setor privado social e ambientalmente responsável.

Em 2011
A programação dessa conferência 2011 foi organizada em torno de três eixos estratégicos:

Soluções empresariais para desafios sociais;
Soluções responsáveis para desafios empresariais; e
Iniciativas empresariais para enfrentar as mudanças climáticas

Dentro desses eixos, os participantes tiveram oportunidade de discutir:

- estratégias inovadoras para fortalecer a competitividade das empresas de forma responsável;

- a inclusão econômica e social por meio das cadeias de valor das empresas; e

- novas iniciativas relacionadas à questão do clima.

Tais temas fazem parte da agenda do Fumin e do BID para promover o setor privado como ator-chave no desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Programação
Houve três sessões plenárias, com os seguintes temas: “Marcas para o Desenvolvimento”; “Sustentabilidade: um Novo Modelo para os Bancos” e “Uma Abordagem de Mercado para a Mudança Climática”.

Houve também vários painéis simultâneos ao longo da conferência, nos quais discutidos, entre outros assuntos:

a inclusão econômica e social por meio da reciclagem;

as estratégias de redução de carbono;

a inserção de jovens no mercado de trabalho; e

a inclusão de pequenos produtores e empreendedores individuais na cadeia de valor de empresas maiores

As três plenárias discutiram grandes temas que, depois, foram abordados de maneira mais específica nas sessões paralelas.

Eis um resumo do que foi discutido nelas:

Como grandes marcas podem colaborar com a inclusão social
A sessão plenária “Marcas para o Desenvolvimento” foi um destaques do evento. Moderada por Julie Katzman, vice-presidente executiva do BID, a plenária analisou como as empresas podem aproveitar o poder de suas marcas para auxiliar pequenos produtores usualmente excluídos dos grandes mercados a melhorar sua renda e sua qualidade de vida. Entre os exemplos apresentados, destacaram-se aqueles que buscam contribuir para a reconstrução do Haiti. A grife Diesel Canadá, por exemplo, desenvolveu uma empresa para montar roupas de qualidade no Haiti, com peças e componentes da matriz, reinvestindo 60% dos ganhos na comunidade e no país. A Coca-Cola da Costa Rica e o Fumin têm um projeto chamado Haiti Hope que visa lançar um suco de manga em vários países, criando oportunidade para cerca de 25 mil produtores da fruta no Haiti. Outro exemplo apresentado foi o do Brandaid Project, empresa de marketing do Canadá que combina marketing com design de produtos e desenvolvimento de marcas para ajudar negócios artesanais ao redor do planeta a prosperar e incrementar seu faturamento.

Os exemplos trazidos à conferência buscaram mostrar que é possível estabelecer um compromisso empresarial que interrompa o ciclo de pobreza ao investir no futuro dos empregados e dos fornecedores.

Mudanças Climáticas
Esta plenária trouxe exemplos de como empresas de grande ou pequeno porte estão considerando os riscos relacionados às mudanças climáticas em suas estratégias de negócio. Companhias de diferentes setores informaram como têm desenvolvido e implementado estratégias de redução de carbono para melhorar sua produtividade e baixar custos.

No mesmo bloco, o Carbon Disclosure Project coordenou um painel em que empresas de várias partes do continente apresentaram suas experiências sobre levantamento, auditoria e relatório de emissões de gases do efeito estufa, destacando a importância de programas de mitigação desses gases para negócios responsáveis.

Entre os casos apresentados nessa plenária, estavam o da PepsiCo, que vai lançar uma garrafa pet 100% degradável em 2012; o do Walmart México e América Central, para reduzir 20% de suas emissões de carbono. Uma das ações para atingir esse objetivo é encontrar fornecedores de alimentos que utilizem práticas da agricultura orgânica, tais como menor consumo de pesticidas e uso racional da água.

Sustentabilidade: um novo modelo para os bancos
Os bancos desempenham papel fundamental na disseminação de boas práticas de sustentabilidade e de governabilidade para a América Latina. São agentes de mudança e constroem canais eficientes de acesso ao capital. Os bancos operam em todos os segmentos econômicos, inclusive naqueles de alto impacto social e ambiental, podendo estimular ou retrair o desenvolvimento deles com políticas de crédito e de investimento. Sendo assim, qual deve ser o modelo de banco para uma sociedade sustentável?

Esta plenária teve a participação do Ethos que comentou o Protocolo Verde, tanto dos bancos públicos quanto dos privados, um exemplo de como é possível aliar sustentabilidade e ganhos financeiros.

Conclusão
Para o Fumin e o BID, essa 8ª. Conferência atingiu seus objetivos, porque, nos três dias de atividades, as discussões permitiram que os participantes pudessem ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre a contribuição que podem dar em favor do meio ambiente e da sociedade, gerando riqueza, bem-estar, emprego de qualidade e um entorno mais estável e propício para os negócios.

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