sexta-feira, 26 de março de 2010

O papel das empresas na construção de cidades sustentáveis

As empresas comprometidas com o movimento da responsabilidade social têm feito grandes avanços de gestão no sentido de tornarem-se parceiras da sociedade para a construção do desenvolvimento sustentável. No entanto, muitas vezes, a sociedade não consegue perceber as mudanças, porque elas ocorrem nas cadeias de valor ou no planejamento estratégico, algo muito distante do cidadão comum.

A maneira mais direta de mostrar os resultados da gestão sustentável para a cidadania é contribuindo, junto com outros setores da sociedade, para melhorar a qualidade de vida das cidades. Foi com este objetivo que surgiu o Movimento Nossa São Paulo, cujo exemplo logo se espalhou por outras trinta cidades brasileiras. Hoje, temos o Movimento Rio Como Vamos, Belém Sustentável, Nossa Campinas, Nossa Campo Grande, Nossa Ilha Mais Bela, Nossa Salvador, Nossa Santos Sempre Ética e Transparência Capixaba, entre outros.

Estes movimentos formaram a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que estão reunidos entre 27 e 28 de março, em Teresópolis para trocar experiências e discutir como estabelecer um modelo de desenvolvimento justo e sustentável para as cidades, por meio da democracia participativa.

O Movimento Nossa São Paulo vem dando exemplo, pois foi o primeiro a estabelecer indicadores e, junto com a prefeitura, metas e planos plurianuais.

Também foi o primeiro a mobilizar-se e fazer a Câmara Municipal aprovar uma mudança fundamental na Lei Orgânica do Município: desde 2008, os prefeitos são obrigados a divulgar um plano detalhado de governo em até 90 dias após tomar posse e prestar contas à população a cada seis meses. Outra conquista importante do Nossa São Paulo foram os indicadores Ir Bem – Indicadores de Referência de Bem Estar no Município, que servem para orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas.

A partir das carências apontadas no Ir Bem – Indicadores de Referência de Bem Estar no Município, em educação, saúde pública, segurança, o Instituto Ethos e o Movimento Nossa SP estão organizando o Fórum Empresarial de Apoio a Cidade de São Paulo. A idéia é que as empresas, um dos setores mais organizados e poderosos da sociedade, empreendam ações e parcerias (entre si ou com outras organizações e entidades públicas e privadas) visando o desenvolvimento sustentável da capital paulista.

Podem fazer parte do Fórum empresas que de qualquer porte ou atividade que atuem na cidade. As interessadas podem enviar um email para contato@foruempresarialsp.org.br . Também podem responder um questionário sobre projetos e ações que já desenvolvem e que trouxeram melhoria para a sociedade. O questionário pode ser baixado a partir do site

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/forumempresarialsp

E, para conhecer o programa de metas da cidade de São Paulo, monitorar e cobrar que elas sejam cumpridas, acesse:

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/agenda2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.