sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

“Pegada florestal” pode tornar-se novo critério para investimento.

Um novo conceito pode ser agregado ao universo das empresas para medir sua sustentabilidade. Trata-se da “pegada florestal”. Ela diz respeito à quantidade de desmatamento embutida direta ou indiretamente nos produtos, processos e serviços de uma empresa. Foi elaborada pela ong inglesa Global Canopy Programme que realiza estudos e pesquisas em florestas no mundo todo. A entidade afirma que desenvolveu este conceito para atender o interesse de 34 grandes bancos e fundos de investimento. Estas instituições somam ativos de mais de três trilhões de dólares e estão cada vez menos propensas a financiar atividades com “risco florestal”, como produção de óleo de palma, soja, madeira, carne, couro e biocombustíveis

A “pegada florestal” está estruturada em 11 temas-chave para sustentabilidade que vão do rastreamento da cadeia de fornecedores à governança e certificação ambiental. O objetivo é ajudar as empresas a verificar onde existem riscos de desmatamento em suas atividades e adotar as medidas cabíveis, inclusive com o apoio de instituições financeiras.

A pesquisa foi enviada para 217 entre as 500 maiores empresas listadas na revista Fortune, sendo 19 delas brasileiras. Apenas 35 responderam, entre as quais Adidas, Nike, BMW, Unilever, British Airways, Fibria e Grupo Independência (estas duas últimas, brasileiras).

Como outros questionários similares, este da “pegada florestal” tem resposta voluntária e, por enquanto, será utilizado pelos investidores como referência para análise de risco, mas ainda não como um fator decisivo, já que o conceito ainda precisa ser aperfeiçoado.

No entanto, é preciso ressaltar que este questionário de medida de “pegada florestal” pode ser uma ferramenta muito útil para as empresas verificarem suas cadeias produtivas, adotarem as ações necessárias e ganhar a confiança dos investidores e da sociedade.


Por Cristina Spera, do Instituto Ethos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.