quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A que horas vai chover amanhã?

15h, 16h ou 17h. Parece horário marcado, começa a chover em São Paulo. Já tem gente fazendo apostas sobre o minuto certo em que a chuva vai chegar. Hoje, em Pinheiros, começou exatamente 15h45, enquanto eu escrevia esse post. E chuva em excesso, todo mundo sabe, não quer dizer só muita água caindo do céu. Significa enchente, famílias desabrigadas, perdas irreparáveis e uma porção de gente culpando a natureza.

Qual será a verdadeira influência da natureza em todas essas notícias que vemos todos os dias sobre o que a chuva causou?

Este tipo de indagação é totalmente providencial para citarmos o primeiro princípio da Carta da Terra, inspiração da Conferência Internacional 2010: Respeitar e cuidar da comunidade de vida. Dentro desse tema, um item se destaca. Ele diz que devemos "aceitar que, com o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais, vem o dever de prevenir os danos ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas."

Refletindo sobre qual o nosso papel e até que ponto conseguimos cumprir o princípio citado acima, parece que um círculo vicioso se monta quando a chuva aparece.

Talvez por vivermos em uma sociedade que não é capaz de cuidar da sua comunidade e de proporcionar moradia digna a todos os seres humanos, que alguns são obrigados a inventar seu próprio lar, nem que para isso tenham que construir suas casas nos espaços que a própria natureza reservou para que, no período das chuvas, a água pudesse transbordar sem prejudicar nada e ninguém. Por não respeitar o nosso próprio ambiente com atitudes tão simples quanto prejudiciais - como jogar nosso lixo no chão - que as grandes cidades estão entupidas e não tem por onde escoar a água que vem (é claro que aqui entra também o papel das prefeituras e governos, mas é assunto pra outro post). Talvez por não entender o que de fato aquecimento global significa e o que ele pode causar no mundo, que o padrão de chuvas muda pra pior, a cada ano.

Será que é por nossa causa, então, que a chuva deixou de ser um fenômeno natural e tornou-se uma desgraça global? Quem quer fazer uma aposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.