sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Onde tudo começou

Muita gente pergunta: de onde veio a ideia da gestão sustentável?

De várias iniciativas ocorridas ainda nos anos 1980, depois genericamente denominadas “movimento da qualidade”. Vivíamos o período da abertura comercial e da terceirização. Em busca de competitividade para a indústria nacional, as empresas entenderam que eficiência só seria alcançada “em cadeia”.

Muitos destes programas partiam do básico: como formalizar um negócio, calendário de impostos e taxas, estratégias de marketing e vendas. Depois vieram os seminários e orientação para automação em processos, redução de custos e capacitação dos funcionários das PMEs.

Os resultados positivos apareceram rapidamente, na forma de melhoria nos produtos e serviços fornecidos, na produtividade, no incremento dos negócios e no desenvolvimento regional.

O mais antigo e contínuo programa de qualificação de fornecedores é aquele mantido pelo governo do Espírito Santo e pela indústria metal-mecânica local. Por causa desta persistência, em treze anos o setor subiu de 1% para 40% na participação na aquisição de bens e serviços feitos pelas grandes companhias instaladas no Estado. A iniciativa partiu da Aracruz, hoje Fibria, estimulada pela necessidade de obter a certificação ISO 9001. A empresa havia terceirizado várias etapas do processo produtivo e precisava uniformizar todos os procedimentos para obter o certificado da norma, uma exigência dos clientes internacionais. Pouco depois, Petrobras, Vale, CST e Belgo Mineira (hoje Arcelor Mittal) aderiram à iniciativa e criaram o Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor) para capacitar PMEs nos requisitos da norma 9001 mais itens relacionados à saúde e segurança n o trabalho. Hoje, o Prodfor reúne 480 empresas.

A partir deste exemplo, movimentos semelhantes surgiram em vários estados, em parcerias com entidades como o SEBRAE, com federações de indústria, governos estaduais e/ou federal.

Hoje, a maioria dos estados brasileiros possui seus programas de desenvolvimento de fornecedores. Graças a eles, Estados do norte-nordeste vêm obtendo expressivos índices de crescimento. As PMEs conseguem atender a demanda das grandes empresas que atuam nestas regiões. Com isso, garantem empregos, renda e desenvolvimento.

Vale e Petrobras, por exemplo, evoluíram para desenvolver programas específicos para os setores de mineração e de petróleo e gás.

Não é por acaso que as grandes empresas que começaram estes programas da qualidade também foram pioneiras no movimento da responsabilidade social empresarial e, atualmente, na disseminação da gestão para a sustentabilidade.

A Vale, por exemplo, encabeçou uma iniciativa a qual reuniram-se outras empresas nacionais, que, no período pré-Copenhague assumiram voluntariamente o compromisso de reduzir suas emissões de carbono, convidando o governo federal a adotar metas de redução de carbono para o país, o que, de fato, foi feito.

É sempre bom lembrar estes acontecimentos. O movimento da qualidade foi o primeiro que mobilizou as empresas para uma revisão de suas práticas. Os problemas da época não foram superadas e a eles podemos agregar o desafio do século 21 que é construir uma economia de baixo carbono que promova a inclusão social, o equilíbrio ambiental, com negócios feitos em bases éticas e transparentes.

Um comentário:

  1. Ótimo post.Como é bom verificar que a mudança ocorre em redes.Fato que nos encoraja a levar em frente os conceitos e práticas, tanto da RSE, como da gestão Sustentável.A cada dia que passa, devido às tecnologias, comunicação etc, mais se formam redes em setores que até em então eram "solitários" ou se acham como tal.
    Agora o que me pergundo é sobre as causas para a formação dessas redes que exaltam a responsabilidade, a sustentabilidade e a transparência.Certamente as "ISOS" influenciam de grande modo: devido a pressões dos clientes, acionistas e comunidade local.Mas e a sociedade?Será que o senso comum está evoluindo para um parâmetro mais sensível e responsável?
    Quais seriam as outras causas dessa aparente mudança?De quem foi esse sonho?


    Albert Gaia.

    ResponderExcluir

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.