quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ISO 26000 vem aí!

Depois de cinco anos de árduos trabalhos, a norma ISO 26000 será publicada ainda em 2010. Quase 80% dos votantes aprovaram o conteúdo final que define responsabilidade social como a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. A norma também ressalta que, por meio de um comportamento ético e transparente, a organização deve contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade. Para tanto, deve levar em consideração a legislação vigente no país onde atua, as expectativas das partes interessadas e ser consistente com as normas internacionais de comportamento.

Em maio, uma última reunião do grupo de trabalho internacional fará os últimos pequenos ajustes no conteúdo e, em setembro, o texto final será lançado. A partir de então, a norma já poderá ser aplicada nos negócios, no Estado e nas organizações da sociedade civil.

Os trabalhos para a construção desta norma começaram em 2005, reunindo praticamente todos os setores da sociedade (governos, ONGs, empresas, sindicatos, consumidores) e ampla participação de pessoas e organizações de todos os continentes – no total, mais de 400 envolvidos de 78 países - durante os cinco anos de discussão. A publicação atrasou-se em função, justamente, no número de participantes envolvidos na construção da norma. As decisões eram adotadas por consenso, isto é, quando todos os participantes de uma rodada de discussões estavam de acordo.

O Brasil liderou o processo internacional de constituição da norma ISO 26000, com participação ativa de empresas brasileiras. Elas formaram um Grupo de Trabalho junto com o Instituto Ethos, que foi responsável por inúmeras sugestões incorporadas no texto final aprovado recentemente. Como exemplo, a inclusão dos “stakeholders” (partes interessadas) na definição da Responsabilidade Social; a própria definição de stakeholders que a norma traz; o conceito de esfera de influência, como área de impacto da atividade da organização, indo além da sua própria cadeia produtiva.

A publicação e a vigência da norma ISO 26000 trarão importantes impactos para as empresas. Os mercados ficarão mais exigentes.

A norma será a referência mundial em responsabilidade social, portanto a base sobre a qual vão se apoiar os agentes econômicos e sociais para avaliar o comportamento de determinada empresa em quesitos como ética e transparência; público interno e impactos socioambientais, entre outros.

A ISO 26000 não será uma norma certificadora e sim orientadora. Mas seus critérios podem ser aplicados não apenas nas empresas, mas nos sindicatos, nas ONGs e nos órgãos de governos. Como instrumento de referência em gestão responsável, a norma poderia ser uma referência para incentivar o Estado a criar uma Lei de Responsabilidade Social reguladora de seus próprios órgãos.

O que a sustentabilidade tem a ver com Responsabilidade Social?

Uma organização responsável adota políticas de sustentabilidade e produz produtos e serviços sustentáveis. Quem não fizer isso será irresponsável para com a sociedade.

A sustentabilidade é o objetivo a atingir. Responsabilidade social é o caminho para chegar lá.

Um comentário:

  1. PRÊMIO ETHOS-VALOR ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

    O Prêmio Ethos-Valor - concurso destinado a professores e estudantes universitários para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e/ou o desenvolvimento sustentável (DS) - está com inscrições abertas.

    Para a categoria Estudantes, o desafio será o de desenvolver artigos sobre a responsabilidade social empresarial (RSE) e/ou o desenvolvimento sustentável (DS) com os princípios da Carta da Terra, com o objetivo de estimular estudos sobre estratégias empresariais que integrem princípios da sustentabilidade. Para quem já tem um trabalho em desenvolvimento ou pronto ou um TCC defendido até 2009 é plenamente possível se inscrever.

    Na categoria Professores, o tema continua sendo Educação para a Sustentabilidade. Os trabalhos devem abordar uma formação universitária que prepare estudantes e professores para lidar com o desafio da sustentabilidade. O tema está relacionado ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, ao estímulo ao aprendizado colaborativo e contínuo, caráter transdisciplinar, ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e relacionais, além da compreensão da cidadania como dimensão da própria educação.

    Neste ano a categoria Mista e Temática, que tem o objetivo de tratar de temas emergentes e das questões mais críticas para as empresas, propõe que grupos formados por no máximo cinco (5) pessoas (incluindo obrigatoriamente professores e estudantes) inscrevam trabalhos sobre Corrupção.

    A demanda pelo tratamento do assunto vem de um dos grupos mais atuantes dos quais o Instituto Ethos participa e exerce, hoje, a função de secretaria executiva: Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI). Podem ser inscritos trabalhos sobre as origens da corrupção, políticas pela integridade e contra a corrupção, práticas anti-propina, relação entre controle social e corrupção, entre outros. O objetivo final, com o tratamento acadêmico do tema, é a divulgação do trabalho de pesquisa e reflexão que estão sendo feitos em nosso país sobre a questão da corrupção, para que possam embasar ainda mais a prática do grupo e de cidadãos e organizações em geral.

    As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.premioethosvalor.org.br. Podem participar professores e estudantes universitários de todo o país, e de qualquer área de conhecimento.

    Pré-Inscrições (PELO SITE): 23 de novembro de 2009 a 5 de abril de 2010
    Envio dos Trabalhos (PELO CORREIO): 23 de novembro de 2009 a 6 de abril de 2010
    Não há limite de inscrições por autor, categoria ou instituição de ensino.

    Para mais informações:
    Acesse www.premioethosvalor.org.br
    Escreva para premio@ethos.org.br

    ResponderExcluir

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.