segunda-feira, 20 de junho de 2011

Animação "Rio" traz educação ambiental às vésperas da Rio+20

A contagem regressiva para a Rio+20, em Nova York, começou na última semana de maneira colorida e animada na sede das Nações Unidas. Quase 1 mil pessoas lotaram duas salas para assistir ao filme Rio, do diretor Carlos Saldanha.

Antes de apresentar o filme, o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, destacou a importância do evento para todo o mundo. Ele afirmou que pode garantir que o Brasil está tão comprometido em fazer da conferência um sucesso quanto as Nações Unidas.


Para assistir ao filme, funcionários da ONU levaram filhos e parentes. Na plateia, estavam também convidados da organização que acompanharam as aventuras da ararinha azul, Blu, que após ter sido levada de forma clandestina de seu habitat natural para uma cidade norte-americana, retorna ao Rio de Janeiro para salvar a espécie.

Esforços
Carlos Saldanha, que também participou da criação da série A Era do Gelo, salientou que todos os esforços para conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente, através do cinema ou de conferências, são válidos.

“Eu sou muito ligado ao meio ambiente. Eu sou muito preocupado com a situação em geral do mundo. Até mesmo dentro de casa a gente procura ser mais eficiente e pensar nisso com as crianças. Então, eu podendo colocar isso na temática no meu filme, não é que seja uma regra, mas tendo a oportunidade de fazê-lo, é uma maneira de ajudar de uma certa maneira. Meus filmes não solucionam os problemas mas mostram um pouco do problema e tudo que estimula uma conversa. Eu acho que é importante”, pontuou Saldanha.

O diretor de Rio comentou alguns dos temas abordados na produção como tráfico de aves e extinção de espécies. “Cada um vai interpreter o filme da sua maneira. Mas eu acho que qualquer temática que tem a ver com a natureza e o meio ambiente tentando ajudar ou solucionar o problema é fácil. E conectando o filme, temática ambiental, e conferências, eu espero que fique marcante e que as pessoas consigam, cada vez mais, melhorar e tentar ajudar esse processo. Nós só temos esse mundo, então temos que tomar cuidado.”

A exibição do filme Rio foi organizada pela Missão do Brasil na ONU e o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais.

A Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 comemora os 20 anos da realização da ECO-92, e está marcada para junho do próximo ano no Rio de Janeiro.

Assista ao trailer de Rio:


Fonte: EcoDesenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.