A Walmart é a primeira rede varejista do país a aderir ao Programa Na Mão Certa, uma iniciativa do Instituto WCF, que visa mobilizar empresas, governos e a própria sociedade no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O programa foi lançado em 2006 e a estratégia de ação foi desenhada a partir de um levantamento feito pela Secretaria Especial de Direitos Humanos que o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes ocorria com mais freqüência nas estradas que passam por 937 municípios, a maioria localizada nas regiões nordeste e sudeste do país. As redes que se beneficiam da exploração sexual de crianças e adolescentes, ligadas ao turismo, à pornografia, e à prostituição, organizam-se normalmente no interior do país. A Polícia Federal, num outro estudo, identificou 1819 pontos de maior incidência do problema.
Com base no fato de que os caminhoneiros circulam em todos os elos da cadeia produtiva, o Programa Na Mão Certa estabeleceu como primeiro objetivo transformar esses profissionais em agentes de proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social. A maneira de atingir este objetivo tem sido comprometer as empresas, principalmente as de transporte, com o tema, demonstrando que faz parte da responsabilidade social dos negócios proteger as crianças e adolescentes da pornografia e da exploração sexual.
Para tornar público este compromisso e também promover a integração das iniciativas, o Instituto WCF e o Instituto Ethos lançaram o Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, que já tem 747 empresas signatárias das mais diversas atividades, porte e localização geográfica. Entre as signatárias, estão: Dow Brasil, Drogasil, Dudalina, Gerdau, Lew Lara Propaganda, Quattor Petroquímica, Suzano Papel e Celulose, Volvo do Brasil, Votorantim Cimentos Brenco, Firestone; e transportadoras como Transportadora Americana, Autoviação Catarinense, Raupp Transportes, Rápido Roraima e Voal Transportes.
Os signatários assumem alguns compromissos voluntários para a erradicação do problema, tais como: melhorar as condições de trabalho do caminhoneiro, inserir o tema nos treinamentos destinados a este profissional e disseminar boas práticas; participar continuamente de campanhas para solucionar o problema; estabelecer relações comerciais com fornecedores da cadeia de serviços de transporte que estejam compromissados com os princípios do pacto; informar e incentivar seus funcionários e colaboradores a participar de ações para erradicação do problema nas rodovias brasileiras; apoiar, com recursos próprios e/ou do Fundo da Infância e da Adolescência, em parceria com governos e/ou organizações sem fins lucrativos, projetos de reintegração social de crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual ou vulneráveis a ela; monitorar os resultados de suas ações e divulgá-los para a sociedade; no caso de federações e entidades empresariais, recomendar que seus associados observem as práticas do pacto e sejam signatários dele.
Entre as iniciativas governamentais, destacam-se a criação do Ligue 100, uma central de denúncia nacional sobre casos de exploração sexual, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), para reintegração social das crianças e adolescentes, bem como de apoio às respectivas famílias.
A Walmart Brasil decidiu aderir ao Pacto porque considera a iniciativa uma complementação das políticas de monitoramento que já adota para garantir critérios de sustentabilidade em seus produtos. Destaque-se os programas que existem em relação ao trabalho análogo à escravidão e ao trabalho infantil.
A Walmart pretende desenvolver ações com as transportadoras que prestam serviços a empresa e com os fornecedores que também se utilizam do transporte para entregar as encomendas. Entende que este compromisso assumido pela erradicação da exploração sexual das crianças e adolescentes uma rara oportunidade de aprofundar a disseminação a gestão socialmente responsável em mais elos da rede de fornecedores.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Walmart Brasil adere ao Programa Na Mão Certa
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Ethos na CBN
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