terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lei de resíduos sólidos preocupa grandes empresas

Apesar de comemorarem a sanção da nova política nacional de resíduos sólidos, grandes empresas estão preocupadas com as consequências jurídicas da "responsabilidade compartilhada" - entre fabricantes, comerciantes e consumidores - relativas à destinação ou reciclagem de produtos comercializados. A chamada "logística reversa", estabelecida pela Lei Federal nº 12.305, sancionada no dia 2, tem levado empresas a procurar os escritórios de advocacia, mesmo antes da regulamentação do texto. A apreensão das companhias está nas pesadas sanções impostas pela lei: possibilidade de multa administrativa de até R$ 50 milhões e pena de detenção de até quatro anos dos representantes da empresa, caso ocorra crime ambiental.

Normas administrativas estaduais ou municipais já impõem para alguns setores - pneus, baterias de celular, óleos lubrificantes e embalagens de agrotóxicos - a obrigatoriedade do recolhimento ou recompra de produtos já usados pelo consumidor para reciclagem. Esse mecanismo é chamado de logística reversa, ou seja, é a volta do produto das mãos do consumidor para o estabelecimento comercial e, em seguida, para o fabricante. Com a política nacional de resíduos sólidos, pela primeira vez, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos terão que se submeter ao procedimento. Por isso, apesar de a Lei nº 12.305 ter entrado em vigor na data da publicação, só valerá a partir da regulamentação por meio de um decreto. De acordo com declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o texto deve sair em até 90 dias a contar da sanção da norma. Mesmo com esse prazo, os escritórios de advocacia já receberam uma enorme demanda das empresas que procuram prevenção a problemas futuros.

A sistemática de logística reversa para pneus, pilhas, baterias e embalagens de agrotóxicos estão previstas em resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que são questionadas na Justiça por algumas empresas. Elas alegam que as normas do Conama não têm poder de lei. "Com a política nacional de resíduos sólidos, essa argumentação cai por terra", afirma o diretor do Conama, Nilo Diniz. A advogada Ana Luci Grizzi, do escritório Veirano Advogados, concorda e chama atenção para o fato de a lei deixar expresso que a lista de setores que se submeterão à logística reversa ainda poderá ser ampliada, abrangendo "produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, e aos demais produtos e embalagens". "Ou seja, a logística reversa pode ser estendida a quase todos os produtos", diz a advogada.

A Philips trabalha com a política de logística reversa, mesmo antes da lei, desde 2009, segundo Walter Duran, diretor da área de sustentabilidade da Philips Brasil. Por isso, para a empresa, a sanção da nova política nacional também é um importante elemento de mercado. "Agora, nossos concorrentes também serão obrigados a implantar a sistemática e a ter que arcar com os custos da reciclagem", afirma o diretor. Mas quanto à responsabilidade compartilhada, Duran espera pela regulamentação, "que deve deixar a lei mais clara".

Sem a regulamentação da nova lei, os representantes de empresas sentem insegurança jurídica em relação à logística reversa. "Um decreto é importante para estabelecer em qual sequência, em quanto tempo e de que forma os produtos passíveis dessa logística deverão ser tratados", afirma Ralph Lima Terra, vice-presidente executivo da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). Por enquanto, a recomendação do escritório Mattos Filho Advogados, por exemplo, é que fique estabelecido em contrato quem pagará a conta da operação logística. "Deverão ser estabelecidas as unidades receptoras dos produtos usados e as que vão processar os resíduos. As fábricas, por sua vez, poderão colocar nas embalagens como deve ser feito o descarte desses produtos após o uso pelo consumidor", afirma os advogados Lina Pimentel Garcia e Eduardo Leme. Em caso de descumprimento, fica estabelecida uma indenização a ser paga para o resto da cadeia.

A nova política nacional de resíduos sólidos também é comemorada pelo Ministério Público. Hoje, a ação civil pública por danos ambientais é ajuizada pelo órgão contra todos aqueles que, de alguma forma, direta ou indiretamente, contribuíram para o dano, com ou sem culpa. Assim, quando se verifica que um aterro é área contaminada, o MP entra com ação judicial contra o dono da área e todas as empresas ou órgãos públicos que são seus clientes. "Com a regulamentação da responsabilidade compartilhada, ficará mais fácil identificar quem é responsável pelo dano, o que vai acelerar a tramitação das ações civis públicas", afirma Cristina Godoy de Araújo Freitas, promotora do meio ambiente do MP do Estado de São Paulo. "Depois, conforme contrato firmado entre as partes, a empresa acionada pelo MP poderá entrar com ação de regresso contra os demais da cadeia e pedir indenização."

Fonte: Valor Econômico

4 comentários:

  1. Ótima matéria e inspirantes atitudes. Será que quem está contestando e apavorado no momento não deveria ter pensado e sido responsável na hora de desenvolver e colocar seus produtos no mundo??

    ResponderExcluir
  2. Por favor, entendam que metade das baterias vendidas no pais sao de origem duvidosa, isto é, que entram ilegalmente no pais. Voce acha que mesmo uma multinacional que emprega brasileiros deva sofrer sancoes em detrimento de empresas chinesas e que trazem tudo ilegalmente via Paraguai?

    ResponderExcluir
  3. A iniciativa é muito positiva, porém é necessário refletir sobre o assunto. Estruturar uma cadeia produtiva nesta área é um desafio, pois ainda existem poucas empresas recicladoras na área de resíduos eletro-eletrônicos. A reciclagem destes equipamentos é custosa e também bastante poluidora, caso não seja feita de forma criteriosa.. Dr. Tito - THT Ambiental

    ResponderExcluir
  4. Aprovada após duas décadas, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pode ser considerada um avanço, país que produz cerca de 175.000 toneladas de RSU / dia. O meu propósito ao enviar-lhes esta carta é apresentar uma solução alternativa (já enviada ao Governo Federal), porém, sem que qualquer resposta fosse dada.
    Entre os pontos positivos da PNRS considero a visão de redução do desperdício através da reutilização. Mas além vemos uma preocupação com o ser humano, onde incentiva as cooperativas de catadores. A frente apresento a visão de minha Companhia, e gostaria de ter a oportunidade de demonstrar-lhes o projeto na íntegra em qualquer ocasião, inclusive contando com à participação de nosso Chairman / CEO, Dr. Anthony Haden-Taylor, que estará no Brasil no mês de março de 2011.
    Gostaria de expor alguns pontos que considero preocupantes e que se referem aos artigos 9º e 33º, em que o primeiro abre a possibilidade de geração de energia através da incineração (emissão de GEE). Trata-se de um risco ao meio ambiente. E quanto ao segundo artigo, fica bem clara a questão da logística reversa, cuja conta será paga pelas empresas, que indiretamente repassaram seus custos para o bolso do consumidor.
    Eu desejo oferecer aos senhores um pequeno resumo daquilo que se traduz a Proposta RCR STAG. Na verdade a nossa companhia tem condições de auxiliar não somente as indústrias no tocante a logística reversa, como evitar que se persista no erro de acreditar que aterros sanitários representam uma solução viável.
    PROPOSTA DE NEGÓCIOS PARA INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) PARA À REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    Capacidade de Gestão de 175.000 toneladas de RSU / dia
    Total de 63.875.000 toneladas / ano

    IMPORTANTE!
    RCR propõe fornecer todo o investimento interno necessário para construir e operar as fábricas e estações de reciclagem. Não haverá fundos públicos necessários para a implantação deste projeto, e o Brasil receberá um bônus de desempenho AAA abrangendo o projeto na sua totalidade, incluindo a concepção, construção, comissionamento e funcionalidade das empresas. RCR exigirá um prazo de 12 a 15 meses para a construção e comissionamento. As autorizações necessárias para implantação das Fábricas deverão ser tratadas anteriormente.

    ResponderExcluir

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.