sexta-feira, 30 de abril de 2010

Matriz de indicadores de sustentabilidade para o setor financeiro

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces) vão realizar na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, um evento em São Paulo para apresentar a versão preliminar da matriz de indicadores de sustentabilidade para instituições financeira. Estarão presentes representantes do Banco Central, do Ministério do Meio Ambiente, de organizações não governamentais e de diversos bancos. Na ocasião, os participantes vão poder dar sugestões e contribuir para a versão final desta ferramenta.

O objetivo é construir e implementar uma agenda comum de sustentabilidade na indústria financeira, alinhada aos princípios e diretrizes do Protocolo Verde.

Este “Protocolo Verde” é uma carta de compromissos socioambientais assinada originalmente pelos bancos públicos em 2008. Em abril de 2009, a FEBRABAN e o Ministério do Meio Ambiente assinaram este Protocolo que aborda, entre outros temas, o estímulo a práticas de sustentabilidade ambiental por meio de financiamentos; e os impactos e custos socioambientais na gestão dos ativos dos bancos.

Um dos compromissos estabelecidos pelos bancos signatários desse acordo é engajar seus stakeholders nas políticas e práticas de sustentabilidade e estimular a cooperação e integração de esforços. O encontro dá a partida a este processo.

Os indicadores que serão estabelecidos identificarão o status atual e a evolução da aderência e da implementação de ações pelo setor financeiro, tendo em vista os compromissos assumidos no âmbito do protocolo.

Esta iniciativa do setor financeiro do Brasil é pioneira no mundo e muito importante. Mostra que, com a regulação do sistema financeiro (feita, em nosso país, ainda nos anos 1990), criam-se condições favoráveis à auto-regulação. E esta auto-regulação que está nascendo a partir da matriz de indicadores e da agenda comum ao segmento sinaliza um possível caminho para a tão adiada reforma do sistema financeiro internacional. O processo de engajamento dos bancos brasileiros com a gestão socialmente responsável traz à cena fatos concretos que devem ser incorporados ao debate mundial sobre desenvolvimento sustentável.

A FEBRABAN tem um passo à frente a dar: estabelecer ferramentas que contribuam com o debate sobre a maior transparência e informação sobre o pagamento dos bônus.

Os princípios gerais do Protocolo Verde são:

1 - Financiar o desenvolvimento com sustentabilidade, por meio de linhas de crédito e programas que promovam a qualidade de vida da população, o uso sustentável dos recursos naturais e a proteção ambiental.

2 - Considerar os impactos e custos socioambientais na gestão de ativos (próprios e de terceiros) e nas análises de risco de clientes e de projetos de investimento, tendo por base a Política Nacional de Meio Ambiente.

3 - Promover o consumo sustentável de recursos naturais e de materiais deles derivados nos processos internos.

4- Informar, sensibilizar e engajar continuamente as partes interessadas nas políticas e práticas de sustentabilidade da instituição.

5 - Promover a harmonização de procedimentos, cooperação e integração de esforços entre as organizações signatárias na implementação destes Princípios.

Cada princípio geral é desdobrado em dois ou três critérios indicativos de ações que podem ser adotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.