quarta-feira, 13 de julho de 2011

Walmart e o programa Sustentabilidade de ponta a ponta

O Walmart Brasil apresentou hoje as dez empresas líderes em seus segmentos que participaram da segunda edição do programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, uma parceria entre Walmart e seus fornecedores para aplicar a visão de ciclo de vida para reduzir os impactos ambientais e melhorar os produtos.

Contexto – o que é o Programa Sustentabilidade de ponta a ponta

Desde 2005, o Walmart Brasil adotou a sustentabilidade como parte integrante do negócio e em 2008, iniciou o projeto End-to-end: Sustentabilidade de ponta a ponta, iniciativa que engloba o envolvimento de seus parceiros comerciais. Eles têm sido estimulados a buscar soluções que minimizem os impactos negativos da cadeia de valor e a promover mudanças para a sustentabilidade socioambiental da cadeia como um todo.

Para estabelecer os padrões de sustentabilidade e avaliá-los em cada inovação desenvolvida pelos parceiros, a Walmart conta com a participação do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). O Cetea faz o acompanhamento de todas as empresas, com o objetivo de garantir a qualidade dos dados, a legitimidade do projeto e a metodologia uniforme de avaliação.

Na primeira etapa do projeto, além da equipe de marcas próprias do Walmart, nove parceiros comerciais aceitaram o desafio. O objetivo foi demonstrar que é possível desenvolver produtos e processos mais sustentáveis em grandes, médias e pequenas empresas.

Nesta segunda edição, foi escolhido como indicador de melhoria a redução das emissões de gases de efeito estufa, tendo como base de cálculo o GHG Protocol, uma metodologia cada vez mais utilizada por empresas e governos para quantificar, entender e gerenciar as emissões de carbono de uma atividade, setor econômico e país. A origem de tudo é um “inventário” de emissões, no qual são detalhadas as etapas de cada processo e qual a quantidade de gases de efeito estufa que elas contêm.

As empresas e os produtos desta segunda edição

Além do próprio Walmart, que participou com a marca Sentir Bem, mais nove empresas líderes aceitaram o desafio de reduzir emissões em seus produtos. São elas: Ambev, Danone, Kimberli Clark, Kraft Foods, L’Oréal, Mars, Phillips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool

Vamos comentar alguns casos que envolvem marcas mais populares.

A Ambev trabalhou com a embalagem de dois litros do guaraná Antártica, desenvolvendo a aplicação de PET 100% reciclado pós-consumo com a resina virgem, atendendo normas da Anvisa. As garrafas são produzidas com uma parte de resina reciclada e outra de resina virgem. Aos poucos, a empresa pretende aumentar a resina reciclada. Para isso, investe na garantia do fornecimento de pet para reciclagem, por meio de capacitação de uma cadeia de cooperativas para que elas sejam as grandes fornecedoras do insumo. Assim sendo, a nova embalagem vai promover inclusão social e melhoria de renda e trabalho para populações tradicionalmente excluídas do processo produtivo. Ainda mais: vai reduzir o descarte de pet e, durante a produção, a economia de 940 mil litros de água por ano, e de 557 mil kg de carbono.

A Danone repensou o ciclo de produção do Danoninho, da produção de leite à embalagem. Na produção de leite, que representa 98% da matéria-prima, os fornecedores adotaram novo tipo de nutrição para o gado de modo que a produção de leite aumentou e as emissões de metano diminuíram proporcionalmente. No processo produtivo, a readequação das células de resfriamento diminuiu o consumo de energia e, em conseqüência, as emissões de carbono. E na embalagem, a utilização de tecnologia de expansão da chapa de plástico reduziu o peso do copinho e, em decorrência, o gasto com armazenamento e transporte, o que também traz diminuição de emissões de carbono. A redução contabilizada foi de 635,5 ton de CO2.

A Phillips participou do programa Sustentabilidade de ponta a ponta com a melhoria da eficiência energética para o consumidor da TV LED de 32 polegadas. Em dez anos, o produto promove economia equivalente a dez meses do consumo médio de uma residência. A nova TV Led 32 também promoveu redução no gasto de combustível com transporte, porque com a lâmpada Led, a tv ficou mais fina e o novo pedestal, em vidro temperado, permitiu ganho de espaço na carga. Outra mudança importante ocorreu na embalagem do produto. O isopor, de difícil reciclagem porque ocupa muito espaço sem contrapartida no peso, foi substituído por polpa de papel reciclado. A redução de CO2 equivalente foi de 822 ton.

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