quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A agenda para uma economia verde, inclusiva e responsável

Por Jorge Abrahão

Em nossa ultima participação no boletim CBN Responsabilidade Social falamos em linhas gerais dos pontos fundamentais para a construção de uma visão da sustentabilidade de longo prazo . Uma agenda em que se busque atingir um grau satisfatório para uma sociedade sustentável social e ambientalmente.

O Instituto Ethos, juntamente com algumas empresas, trabalha com uma perspectiva de construir uma visão para os próximos 10 anos e que envolve a participação de todos, ou seja, governos, empresas e sociedade civil organizada.

Essa visão deverá ser capaz de construir um plano que influencie as dimensões política, econômica e cultural.

No pilar inclusivo (social) é preciso que ela seja inclusiva trabalhando pela erradicação da pobreza, pela redução das desigualdades, por garantir o acesso universal aos serviços públicos, pela igualdade de oportunidades, enfim que represente uma melhoria na qualidade de vida para todos os cidadãos brasileiros.

No pilar verde (ambiental) o plano considera necessário redefinir, rediscutir e alterar onde realmente for preciso, os processos produtivos e a infra-estrutura que atendam os parâmetros de uma economia voltada para a sustentabilidade. Será fundamental levar em conta a importância estratégica da biodiversidade e discutir com seriedade o enfrentamento e as maneiras de minimizar as questões que envolvem as mudanças climáticas.

No pilar responsável (ética e integridade) o estabelecimento de compromissos com a ética, a integridade nas relações de mercado , o estímulo a concorrência leal , o combate à corrupção e impunidade e a ampliação dos mecanismos de transparência são conjunto importante de ações.

Esses fatores interligados criam um círculo virtuoso e serão decisivos para que as mudanças que desejamos alcançar também atinjam e contaminem, no bom sentido, os cidadãos brasileiros.
A partir desse quadro, definir o papel de empresas, sociedade civil e governos nesta agenda de transição para uma sociedade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.