segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Conferência parou!

Depois dos protestos de hoje pela manhã, dentro do Bella Center, onde os próprios participantes da COP 15 pediram mais atenção ao problema das ilhas-países e a África, a plenária principal, que discute o acordo do clima, foi suspensa. As delegações africanas recusaram-se a continuar discutindo um semi-compromisso que não lhes garante o direito de sobreviver.

Em resumo, o que elas querem é a continuidade do Protocolo de Kyoto, que colocam sobre os países industrializados a maior responsabilidade sobre o corte de emissões de carbono. Nesta conferência, EUA, China e Europa falam em responsabilidade compartilhada e até o momento não parecem dispostos a assumir nenhum compromisso sério com a redução dos gases de efeito estufa e, principalmente, a constituição de um fundo de longo prazo que deverá financiar as adaptações as mudanças climáticas em nível mundial.

Yvo de Boer, presidente da COP 15, está articulando pessoalmente com todas as partes para que as negociações sejam retomadas. Numa coletiva de imprensa ocorrida na hora do almoço, ele afirmou que nenhuma delegação está ameaçando boicotar a conferência e que os trabalhos serão retomados ainda hoje e em alto nível de discussão.

A verdade é que a pressão das ruas está se fazendo sentir aqui dentro. Países que teriam uma atitude mais tímida frente às nações industrializadas sentem-se fortalecidos em suas posições por conta do clamor das passeatas. Pode até acontecer de este acordo ser melhor do que se esperava e não por interferência da diplomacia ou dos lobbies. O acordo pode ser bom por causa das vozes das ruas.

Por Cristina Spera, de Copenhague para o Instituto Ethos

Representam o Instituto Ethos na COP-15 o presidente Ricardo Young e Cristina Spera, assessora de imprensa, acompanhados pela jornalista Célia Rosemblum, do jornal Valor Econômico. Eles viajam a convite da Natura e do Walmart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um blog para todos! Deixe o seu comentário aqui e ele se tornará um post após a categorização do moderador.
Obrigada.